GAM4403-B.jpg

Especialistas e Convidados

Quem são as pessoas que fazem a diferença em nossa expedição

 
ESPECIALISTA 0.jpg

Saulo Goulart

Historiador, Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com atuação docente junto ao Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Pesquisador e professor com experiência na área de História Cultural. Desenvolveu pesquisa junto às principais instituições de fomento científico do país, tais como, FAPESP, CNPq e Capes. Também trabalhou em âmbito internacional vinculado ao Colegio de México (COLMEX) como pesquisador temporário. Dedica-se à divulgação científica, ministrando cursos no amplo aspecto da disciplina histórica, com especial interesse em religiões e desenvolvimento sociocultural.

 
ESPECIALISTA 1.jpg

Adriano Gambarini

Fotógrafo profissional, escritor e editor desde 1992. Geólogo especializado em Espeleologia e História Natural da Terra, desde o início da sua carreira engajou-se em documentações para projetos conservacionistas, antropológicos e etnográficos. Autor fotográfico de 16 livros, assina, entre outros, os textos de Cavernas no Brasil (finalista do Prêmio Jabuti 2012) e A Origem do Homem e seus Deuses, em autoria com Leandro Karnal. Suas mais recentes obras Panthera Onca e A Onça na Cultura Pantaneira foram resultados de 15 anos fotografando onças pintadas pelo Brasil. Fez documentários para a Discovery Channel no Brasil, França e Rússia, além de trabalhos jornalísticos em tempo real na China, Tailândia, Camboja e Laos. É fotógrafo da National Geographic Brasil desde 2000 e atuou como especialista e fotógrafo nas duas viagens “Around the World”, organizadas pela Latitudes (2016 e 2018). Três vezes palestrantes do TEDx, trabalha como editor de arte e fotografia em livros e exposições fotográficas, ministra workshops, palestras e encontros fotográficos em viagens pelo Brasil e exterior. Atualmente é também produtor, diretor de fotografia e roteirista de documentários, entre eles: Onça-pintada (ICMBio e MMA), Amazônia Pré-colonial, (Instituto Mamirauá), As Pescas Tradicionais Indígenas (Instituto OPAN), Snail Kite – New discoveries from South America e Bare-throated Bellbird (Instituto Smithsonian, de Washington).

 
ESPECIALISTA 3.jpg

Elisa Fernandes

Vencedora da primeira edição do reality MasterChef Brasil em 2014, Elisa embarcou para Paris para estudar na escola Le Cordon Bleu e lá permaneceu por 3 anos. Trabalhou no restaurante Alain Ducasse au Plaza Athénée, do grupo Dorschester, que alcançou o 13º lugar no ranking dos melhores restaurantes do mundo, com três estrelas no guia Michelin. Em seguida, a convite de Ducasse, foi chef de partie do evento de reabertura da La Bastide de Moustiers, um albergue de luxo com uma estrela Michelin, pertencente ao grupo Relais & Chateaux. De volta ao Brasil depois da temporada na França, a chef abriu seu restaurante Clos Wine Bar & Bistro.

 
ESPECIALISTA 2.jpg

Dr. Fábio Lambertini Tozzi

MÉDICO A BORDO

Formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba com residência em cirurgia geral e vascular no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), Fábio Tozzi, como é mais conhecido, é também Doutor em Cirurgia pela USP e trabalhou por 14 anos como médico assistente no Hospital Universitário da mesma instituição. Velejador desde os 15 anos de idade, já participou de viagens nos mais variados tipos de embarcações. Na vela oceânica, já comandou veleiros por toda a costa brasileira, Caribe, África, Estados Unidos e Europa, e realizou três travessias oceânicas. Em 1997 foi convidado pelo Instituto Oceanográfico da USP para conhecer as instalações da base brasileira na ilha Rei George, onde ministrou cursos de primeiros socorros, salvatagem e sobrevivência no mar. Em 1999 participou como médico do Projeto Hollywood, uma expedição de fins publicitários, na qual alpinistas escalavam icebergs. Participou como médico tripulante e ajudante de campo nas expedições à Antártica e Geórgia do Sul junto a Amyr Klink (2002, 2004 e 2006), na Regata 500 anos, em 2000, também sob o comando de Amyr, e da travessia do Drake de Hobbie Cat, em 2003, junto a Roberto Pandiani e Duncan Ross. Foi responsável pelo planejamento médico, treinamento e kit de primeiros socorros em mais de dez expedições, entre elas o projeto Entre-Trópicos, de Roberto Pandiani e Marcos Schusbarker (1994), o Projeto 360 graus, de Amyr Klink (1999), Rota Austral, de Roberto Pandiani e Guilherme Von Smith (2000), e Travessia do Drake, com Roberto Pandiani e Duncan Ross (2003). Dedicou-se por três anos e meio ao projeto Brasil à Vela (2003-2006) a bordo do veleiro Kuarup, onde prestou atendimento médico e desenvolveu atividades assistenciais e culturais junto a populações ribeirinhas e comunidades costeiras do Brasil. Entre 2006 e 2011 navegou nos rios Tapajós e Arapiuns atendendo comunidades isoladas, indígenas e povos da floresta a bordo do Navio Hospital Abaré. É médico coordenador do projeto Saúde e Alegria em Santarém (PA), onde também é diretor do Pronto Socorro e Hospital Municipal e professor da faculdade de medicina da UEPA.

Convidados Especiais

Que enriquecerão ainda mais nossa jornada

 
ESPECIALISTA 4.jpg

Denis Benchimol Minev

Diretor-presidente da Bemol, empresa baseada em Manaus que opera na Amazônia em varejo, serviços financeiros e energia renovável, co-fundador e conselheiro da Fundação Amazonas Sustentável. Em 2012 foi selecionado Young Global Leader do Fórum Econômico Mundial.  Denis serviu como Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas e co-fundou três ONGs, a Fundação Amazonas Sustentável, a Parceiros Pela Amazônia e o Museu da Amazônia.  Trabalhou como analista financeiro no banco Goldman Sachs, é formado em economia com mestrado em Estudos Latino-Americanos pela Stanford University e tem MBA da Wharton School.

 
ESPECIALISTA 5.jpg

Tatiana Schor

Economista, Mestre em Geografia (Geografia Humana, 1999) e Doutora em Ciência Ambiental (2005) pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio pós-doutorado em Geografia Urbana e Econômica pelo Center for Place, Culture and Politics, Graduate Center, CUNY-USA. Recebeu o prêmio da Cátedra Ruth Cardoso – Columbia University. É professora no Departamento de Geografia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É pesquisadora dos programas de Pós-Graduação em Geografia do Departamento de Geografia e do Programa em Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia do Centro de Ciências do Ambiente ambos da UFAM. Atuou como Secretária Adjunta de Planejamento da Secretaria de Produção Rural do Estado do Amazonas – SEPROR, 2013-2014. Atuou como Representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC no Amazonas em 2018. Atualmente exerce cargo de Secretária Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação, coordena a pasta de Mineração e o Núcleo de Integração e Desenvolvimento da Faixa de Fronteira junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento, Ciência, Tecnologia e Inovação – SEPLANCTI, do Amazonas.

 
ESPECIALISTA 6.jpg

Paul Clark

Paul Clark é um escocês que pousou na Amazônia a passeio pela primeira vez em 1984. Algumas outras visitas depois e um envolvimento espontâneo no auxílio à educação de algumas poucas crianças da região, nascia a semente da Vivamazônia, escola de ensino fundamental que ajudou a levantar junto com sua mulher, Bianca Bencivenni, na comunidade de Itaquera, no município de Gaspar. Paul também é sócio-fundador e vice-presidente da Associação dos Artesãos do Rio Jauaperi (AARJ). Também toca, ao lado de Ruy Carlos Tone, o projeto que luta contra a pesca predatória e outro que luta pela proteção de quelônios (tartarugas de água doce). Sempre engajado nas lutas por melhorias das comunidades e do bom uso dos recursos da região, ao longo dos últimos 16 anos dedicou boa parte de sua vida à luta pela criação da Reserva Extrativista Baixo Rio-Branco Jauaperi, recentemente criada (junho/2020).

 
ESPECIALISTA 7.jpg

Ruy Carlos Tone

Formado em engenharia civil e administração de empresas, desde a época da faculdade Ruy mochilava pelo mundo, especialmente pela América do Sul, e conheceu o Brasil de norte a sul. Do dilema entre abandonar a vida de viajante para administrar e percorrer o mundo atrás de seus sonhos, nasceu a Mundus Travel, operadora de turismo paulista. Em 2004, depois de uma expedição pelo Rio Negro, Ruy apaixonou-se pela região e entrou como sócio do que viria ser a Expedição Katerre Ecoturismo, que desde então opera expedições de barco pelo Rio Negro. Com o tempo, de uma necessidade de ter um deque mais estruturado em Novo Airão para o embarque e desembarque dos passageiros, o então pequeno hotel que ele vislumbrou se tornou o conhecido Mirante do Gavião, em 2014. Atualmente, Ruy também é sócio do restaurante flutuante Flor do Luar, em Novo Airão, do restaurante Caxiri e do hotel Casa Teatro, ambos em Manaus. Também é dono da operadora Turismo Consciente, que atua em outras áreas da Amazônia como Belém e Ilha de Marajó, Alter do Chão e Tapajós (PA), rios dos Amazonas e Aldeias Yawanara (AC).